COMPUTAÇÃO
A APO (administração por objetivo) teve origem na década de 50, após a publicação do livro practive of management. Desde então, apresentando facilidade de implantação e estabilidade, a APO é um marco na administração.
A sua importância reside na forma como modificou a relação entre patrão e subordinado, na forma e na objetividade da organização. Nesse modo de administração, subordinados tem maior participação nas decisões. O planejamento estratégico é a base da APO.
Com referência em obras de Chiavenato e Maximiano, o objetivo deste trabalho é apresentar os criadores, características, aplicações e legado da APO.
A.P.O. – Administração Por Objetivos
> Criadores
Criada em 1954 com a publicação do livro “practive of management” escrito por Peter Frederick Drucker relatando uma nova experiência empregada na maior empresa até então: a General Motors Company. Nessa experiência, houve uma decentralização das decisões e operações, ao mesmo tempo, uma centralização dos controles sob os resultados atingidos. A administração por objetivos, pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.
Nesse processo, gerentes e subordinados identificam objetivos, definem responsabilidades, em torno da resultado esperado, utilizando esses objetivos como guias para as atividades, com contínua avaliação e revisão dos planos, com participação atuante dos gerentes e dos subordinados. Com a A.P.O. houve um deslocamentodas preocupações, de como fazer para por que ou para que fazê-las. Tudo passou a ser questionado em função dos objetivos e metas a alcançar.
A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais