Computação
Ana Carolina Silva de Abreu
Leonardo Diniz Durães
Luciano Dias
Luis Moreira
1. Levantar as perspectivas da necessidade de se implementar GD(Governança de Dados) na sua empresa. Existe a consciência sobre dados, seu estado atual, aspectos de qualidade? Dê uma nota de (0 a 10) para essa percepção.
Consistência de Dados: Diria que há um nível médio de consistência de dados. Este nível se dá devido vários dados serem ETL. Nota 05.
Estado Atual: Devido ao ajuste dos dados, o estado atual fica adequado para tomada de decisões. Nota 06.
Aspectos de Qualidade: Existe padrão a seguido, mas em 70% dos caso não é seguido. Sobrecarregando as transformações no ETL. Nota 04
2. Quais seriam os dados (entendam bancos de dados, cadastros mestres, DW), que você considerariam como "alvos" de um trabalho com foco em qualidade e de maior controle?
DW: Sendo a fonte de dados principal para decisões estratégicas e operacionais, acho que deveria aplicar a qualidade de dados neste área. Provocando assim, ajustes nos dados que alimentam o DW.
3. Você entende que, em função dos aspectos de Qualidade de dados observados/pesquisados, existiria espaço para a introdução de Governança de Dados na empresa. Por quê? . Você considera que existe sensibilidade da chefia para a implementação de programas de Qualidade e Governança de dados.
Há espaço para aplicar Governança de Dados. Hoje encontramos muitos problemas de cadastros, problema sérios na entrada manual.
Acredito que não. A empresa esta na zona de conforme, uma vez que dados errados são descobertos no DW, não acarretando grandes problemas. A impressão é que só irão preocupar com os dados quando apresentar um problema muito serio acarretando prejuízo no faturamento.
4. Quais os mecanismos existentes na empresa para garantir a integridade e qualidade dos dados da empresa (dados usados pela empresa).
Hoje em dia o DW que garante as informações.
5. Como você definiria, de maneira geral, os seus