Computação nas nuvens
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS
NUTHIS DA SILVA SOUSA
CAMPINA GRANDE,
MARÇO/2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá explanar um pouco a respeito dum assunto muito importante e de muita repercussão no mundo tecnológico de hoje em dia: A computação nas nuvens. Esse tema ainda é bastante novo e ainda existem muitas dúvidas a respeito dele, portanto esse trabalho terá como principal objetivo esclarecer todas elas.
1. COMPUTAÇÃO NAS NUVENS
Ela tem como principal objetivo fazer com que ninguém mais precise armazenar arquivos em seu próprio computador. Esses arquivos ficariam guardados na internet, e você os acessaria facilmente e sem precisar ocupar a memória do seu HD. Essa é a Computação nas nuvens, também chamada de “cloud computing”.
Dessa forma, o computador serviria apenas como uma simples plataforma para os dados, e os usuários “comuns” não necessitariam mais de supermáquinas, pois tudo seria baseado somente na internet, ou seja, eles só deveriam ter uma boa conexão banda larga.
Mas há um ponto que merece destaque: O custo do serviço. Provavelmente esse serviço será pago, mesmo que existam algumas empresas que o disponibilizem gratuitamente, porque os serviços “frees” não deverão ter a mesma qualidade e espaço dos pagos.
Uma das principais consequências desse novo serviço será o preço dos PCs, que sofrerá uma ligeira queda, pois um computador para acessar a internet não precisa de muitos recursos, somente de um processador simples com uma boa memória RAM.
2.1 Sistemas Operacionais
Com essa nova onda, o sistema operacional que ganhará mais força são o Linux e outros sistemas baseados nele, pois esses são os que exigem menos da máquina, e o usuário precisará apenas rodar um browser.
Com o ganho de força desse SO, a Microsoft terá que começar a se preocupar com isso, deixando seus softwares mais leves e com desktops on-line, tudo para facilitar o acesso do usuário aos seus