Computação em nuvem
Vantagens do Cloud Computing
No post anterior, falei brevemente sobre o conceito e alguns desafios que precisarão ser vencidos para a implementação e consequentemente, o sucesso desse novo modelo. Mas o que motiva grandes empresas da área de TI como o Google e o Yahoo! a investirem massissamente nessa nova tecnologia?
As vantagens desse tipo de computação são inúmeras, tanto do ponto de vista de hardware como de software. Por exemplo, olhando pelo lado do hardware, um usuário pode fazer um upgrade na sua máquina apenas pagando a mais pelo serviço, visto que, o armazenamento de dados e o processamento dos mesmos são todos feitos de forma remota nos grandes servidores. Vi em uma reportagem que a rede de varejo Amazon.com já oferece esse serviço onde o usuário pode, pagando uma determinada taxa, requisitar armazenamento de dados e até mesmo, a utilização de máquinas virtuais completas tudo isso remotamente. A computação em nuvens já é realidade!
Já em termos de software, fora a já citada personalização do software, onde o usuário monta o programa com aquelas ferramentas que mais utiliza, descartando as demais, o mecanismo de atualização do aplicativo se torna muito mais simples e barato, visto que, como o software se concentra no servidor da empresa que oferece o serviço, as atualizações podem ser realizadas de forma muito mais rápida sem os custos adicionais de “ploriferação” do software, ou seja, custo com CDs para a gravação da nova versão, divulgação dos mesmos…
Essas são apenas algumas das vantagens da Computação em Nuvens. Que, como vimos, já é uma realidade.
Então, nos preparemos para ela.
Afinal, o que é Computação em Nuvens? J
Talvez não para as “pessoas comuns”, mas, no mundo “computeiro”, esse termo está em crescente uso enquanto o material disponível para o estudo continua escasso. Percebendo essa carência de material resolvi iniciar um blog onde compartilharei com todos minhas pesquisas nessa área que muito me interessa e