Computador
O uso de computadores, no significado moderno e usual da palavra nos remete a pensarmos em interatividade, computadores conectados ao redor do mundo e apenas com um clique do mouse é possível encontrarmos pessoas e serviços que procuramos. Porém, o surgimento da computação não teve como principal objetivo o de entreter as pessoas, mas sim ajudar na resolução de problemas matemáticos, Como diz a definição do dicionário Aurélio, a palavra computação significa “dar computo de, contar”, e esta foi a razão primordial do desenvolvimento de computadores, formar máquinas que ajudassem os cientistas em seus cálculos. Com o passar do tempo foi necessário o desenvolvimento de novas técnicas e processos para aumento da eficácia do ato de computar.
1. COMPUTADOR
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados,processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
2. HISTÓRIA
2.1. As primeiras máquinas de computar
John Napier (1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da