computador
Na terminologia da segurança de computadores,um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, como um vírus biológico infecta o sistema, faz copias de si mesmo e tentam se espalhar para outros computadores,utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail.
A segunda causa de contaminação e por sistema operacional desatualizado, sem aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.
Os principais danos que podem ser causados pelos vírus são:
Perda de desempenho do micro;
Exclusão de arquivos;
Alteração de dados;
Acesso a informações confidenciais por pessoa não autorizadas;
Perda de desempenho da rede (local e internet);
Monitoramento de utilização (espiões);
Desconfiguração do sistema operacional.
Para manter o micro protegido, alguns passos devem ser sempre seguidos :
Manter seu sistema operacional sempre atualizado, no caso do Windows XP, assegure-se que tenha instalado no mínimo o service Pack 3:
Tenha um antivírus, e o mantenha sempre atualizado;
Atualiza os principais programas de acesso a internet (navegadores, clientes de e-mails, mensageiros instantâneos);
No caso do Windows, nunca abra arquivos anexos em e-mails com extensões, exe, bat, ser, com, pif, etc, sem antes certifica-se de sua idoneidade.
Outras explicações:
Antes o que é um malware?
É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos.Mas, tal como indica o primeiro parágrafo do texto, há vários tipos de “pragas digitais”.Sendo os vírus apenas uma categoria delas.
Atualmente,usa-se um termo mais adequado para generalizar esses programas: a denominação malware ,uma combinação das palavras malicious do software que significa “programa malicioso”.
Portanto, malware nada mais e que um nome criado para quando necessitamos fazer alusão a um software malicioso,seja ele um vírus,um wom,um spyware etc.
É importante