computacao
O tema inclusão de surdos no ensino regular, tendo a surdez como uma identidade do sujeito surdo e não uma limitação. Assim sendo, a surdez passa a ser vista como uma diferença e esta não limitam essas pessoas, mas lhe da uma identidade própria.
A pessoa com surdez apresenta também, além de sua identidade surda, uma língua própria que caracteriza o surdo, que é a Língua brasileira de sinais Libras esta língua, com a qual se comunicam com outros surdos e que dará condições do aluno surdo se manifestar no mundo, além de possibilitar aos surdos o acesso ao currículo (conteúdos curriculares), com os quais poderá adquirir os conhecimentos necessários a sua autonomia.
A autora faz um estudo auspicioso ao abordar a surdez, a cultura do surdo, suas diferenças; e ao fazer referência ao processo de inclusão do aluno surdo, nas escolas públicas brasileiras, como consequência legal das políticas públicas em educação, a partir da "Educação para Todos" (1990) e da "Declaração de Salamanca" (1994).
No segundo capítulo desse livro, a autora destaca a importância de um currículo adequado e significativo para a educação de surdos, nisto implica , o desenvolvimento de estratégias educacionais e humanitárias proporcionando conhecimentos desejados e importantes para tornar o surdo competitivo no mercado de trabalho e na vida em sociedade.
O terceiro e último capítulo traz para estudo e reflexão o processo de inclusão escolar do surdo, não da forma que está sendo conduzido na rede pública de ensino, mas como um processo que propicie ao aluno surdo condições dele ser tratado como alguém capaz de se desenvolver social, emocional, cultural e cognitivamente. Isso só acontecerá com a mediação de interlocutor de língua de sinais, e da presença da Libras na sala de aula, como está determinado na Lei 5626/05.
Nome: Paola Machado Muniz
Curso:Eng. Mecânica
Disciplina: Libras