COMPRESSORES
O compressor é um equipamento industrial utilizado para aumentar a pressão de fluidos em estado gasoso – tais como ar, vapor d’água, hidrogênio – e é o principal item produzido pela EMBRACO. Empregado na fabricação de sistemas de refrigeração, ele é produzido com tecnologia de ponta e sob alto padrão de qualidade.
O compressor é o “coração” de um sistema de refrigeração. Sua função é bombear o fluido refrigerante que circula por todo o sistema ora no estado líquido, ora no estado gasoso. No processo de resfriamento de uma geladeira, por exemplo, o compressor recebe o fluido na forma de gás do evaporador, e promove o bombeamento desse gás até o condensador, aparelho que torna a liquidificar o fluido e dissipar o calor do sistema.
Tipos de Compressores
Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princípio de operação:
Compressores de deslocamento positivo (ou Estáticos): Estes são subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos.
Nos compressores alternativos a compressão do gás é feita em uma câmara de volume variável por um pistão, ligado a um mecanismo biela-manivela sem similar ao de um motor alternativo. Quando o pistão no movimento ascendente comprime o gás a um valor determinado, uma válvula se abre deixando o gás escapar, praticamente com pressão constante. Ao final do movimento de ascensão, a válvula de exaustão se fecha, e a de admissão se abre, preenchendo a câmara a medida que o pistão se move.Nos compressores rotativos, um rotor é montado dentro de uma carcaça com uma excentricidade (desnivelamento entre o centro do eixo do rotor e da carcaça). No rotor são montadas palhetas móveis, de modo que a rotação faz as palhetas se moverem para dentro e para fora de suas ranhuras. O gás contido entre duas palhetas sucessivas é comprimido a medida em que o volume entre elas diminui devido à rotação e à excentricidade do rotor.
Compressores de Dinâmicos: Estes são subdivididos ainda em centrífugos ou