Compreensão textual: NIETHIEN
827 palavras
4 páginas
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDEFACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG
CURSO: DIREITO 20/03/2014
COMPONENTE CURRICULAR: Leitura e produção de texto
PROFESSOR: Geraldo Dias
ESTUDANTE: Jonathan D. S. Lima
TURMA: B TURNO: Noite
Exercício de verificação de aprendizagem
1) Identificar a palavra chave do parágrafo da referência e apresentar a ideia central do autor. (in NIETZSCHE, F. Obras incompletas. (1978). Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. Ed. São Paulo: Abril cultural (Col. “Os Pensadores”))
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu numa família luterana, em 15 de outubro de 1844, na cidade de Weimar, Alemanha. Órfão de pai aos cinco anos de idade, viveu a sua infância na cidade de Naumburg. Foi um filólogo, filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX. Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo. Nietzsche começou sua carreira como filólogo clássico — um estudioso da crítica textual grega e romana — antes de se voltar para a filosofia. Em 1869, aos vinte e quatro anos, ele foi nomeado para a cadeira de Filologia Clássica na Universidade de Basileia, sendo a pessoa mais jovem a ter alcançado esta posição.
No texto da referência, Nietzsche fala sobre a origem da justiça. Segundo ele, a justiça tem sua origem entre aqueles que têm potência mais ou menos igual, e cita Tucídides (historiador da Grécia Antiga que escreveu a História da Guerra do Peloponeso) ao conceber corretamente: “onde não há nenhuma supremacia claramente reconhecível e um combate se tornaria um inconsequente dano mútuo, surge o pensamento de se entender e negociar sobre as pretensões de ambos os lados”; e coloca ainda que, “a troca é o caráter inicial da justiça”.
Para o autor, a justiça é equitativa e