Compreendendo o Ser Humano
UNIARARAS
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ALINE MARQUES CHIGNOLLI
COMPREENDENDO O SER HUMANO
ARARAS – SP
2013
1 O INÍCIO DE SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) formou-se em Medicina na Universidade de Viena e revolucionou a sociedade, tida como conservadora, na época, com seus estudos sobre a Teoria Psicanalítica, e o desenvolvimento da mesma.
Freud iniciou seu trabalho, na área de psiquiatria, em contato com Josef Breuer, médico e cientista, tratando de pacientes acometidos por distúrbios nervosos, sendo o tratamento baseado em sugestões hipnóticas.
A partir de então, Freud começou a investigar esses problemas nervosos e relacioná-los arealidade de seus pacientes e situações traumáticasque poderiam ter passado e suprimido o trauma em sua mente, sendo percebida que o sintoma que estes pacientes transpareciam estava ligado, a maioria, a fases do desenvolvimento sexual.
Devido à abordagem terapêutica a que os pacientes eram submetidos,o inconsciente é descoberto, e Freud inicia um trabalho diferenciado, passando a perceber que os seus pacientes se constrangiam diante de algumas lembranças.
Segundo a Nasio (1993, p.24) sobre a teoria de Jacques Lacan “o inconsciente é um saber estruturado como uma linguagem”.
Assim, a Psicanálise é tida como método de investigação e interpretação de sentimentos, palavras, sonhos, e imaginação, expostos pelas pessoas quando submetidas a tratamentos psíquicos. Desta forma, compreendê-la é fundamental para desvendar-se a mente humana, e suas regiões mais obscuras.
[...] Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resistência. E chamou de repressão o