Composi Ao Do Vidro
Nos últimos anos apareceram várias outras formulações para o vidro, trazendo importantes mudanças em sua composição. Porém a cal, a sílica e a soda ainda são os principais ingredientes e constituem cerca de
90% do vidro em todo o mundo, como há 2000 anos atrás. Quaisquer outros materiais são considerados secundários, mesmo assim, podem causar efeitos importantes no produto final.
São dois os fatores mais importantes na fabricação do vidro: a viscosidade dos óxidos fundidos e a relação entre esta viscosidade e a composição.
Existem várias classificações para os vidros comerciais, como definido abaixo:
1.
Silicatos alcalinos
: são os únicos que utilizam apenas dois componentes (areia e barrilha). Estes são fundidos obtendose os silicatos de sódio, cuja composição vai de Na2O.SiO2 a Na2O.4SiO2.
São solúveis em água e utilizados apenas como solução, conhecidos também como vidro de água.
São utilizados amplamente como adesivos de papel, para fabricação de caixas de papelão ondulado, para proteção contra fogo e preservação de ovos. As espécies como maior teor de álcali são utilizadas como detergentes e encorpadores de sabão.
2.
Vidro de sódio e cálcio
: é o mais produzido atualmente e destinado à fabricação de vasos de todos os tipos, de vidros planos e de automóveis (janelas, painéis, bóias...), garrafas, louças de mesa, bulbos e tubos de lâmpadas. A qualidade física dos vidros planos melhorou muito, com a uniformidade da superfície, ausência de ondas e tensões, porém a composição química variou pouco, tendo como limites: 70 a 74% de SiO2, 10 a 13% de CaO, 13 a 16% de Na2O. Os vidros com esta composição não fundem a uma temperatura muito alta e são suficientemente viscosos para não desvitrificarem, porém não tão viscosos para impedir o trabalho em temperaturas razoáveis. A melhoria foi devido à substituição do operador manual por dispositivos mecânicos com controle a instrumento. O mesmo ocorreu com os frascos de vidro, e