COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3
1685 palavras
7 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: A CONDUTA DO INDIVÍDUO ALCALDE, Elisângela de Aguiar
MARIANO, Rosiane da Conceição
SANTOS, Nathália Ribeiro dos
SANTOS, Rosilei Ferreira dos
SANTOS, Sirene José Barbosa dos
RESUMO
À medida que as organizações se modernizam, em busca de novas tecnologias, pessoas qualificadas e métodos eficazes, visando à melhoria de sua empresa, interesses e objetivos aumentam na mesma proporção. O que leva, muitas vezes, a conflitos, resultando em prejuízos às organizações. Vemse, por meio de referências bibliográficas, mostrarem um pouco do quanto que o comportamento nas organizações pode beneficiar tanto o indivíduo quanto o grupo e a firma ou até mesmo prejudicar a ambos.
Palavrachave: Comportamento, indivíduo e organização.
INTRODUÇÃO
Conforme as empresas crescessem o ideal seria que a qualidade, o desempenho e a mãodeobra crescessem juntos, mas não é bem assim que o progresso caminha.
Junto com o desenvolvimento há conflitos, problemas, oportunidades e ameaças. O grande desempenho utilizado para se progredir, sempre andou lado a lado com as barreiras e obstáculos. Para qualquer entidade, independentemente do ramo, é desta forma.
Ao pensar nisso é que se desenvolveu este artigo com o objetivo de salientar a importância do Comportamento
Organizacional através de suas definições e de que forma isso está relacionado com o indivíduo e o grupo.
Sabese que o profissional pode interferir diretamente na empresa, acarretando em perdas para a mesma ou melhorias e lucro, conforme seus atos exercidos.
Portanto, optouse pela pesquisa por meios de referências bibliográficas, com o intuito de apresentar dados referentes ao Comportamento Organizacional.
CONCEITOS RELEVANTES SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo Wagner III e Hollenbeck (2003, p. 06), “Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender