Comportamento operante e respondente
A Técnica baseada em condicionamento respondente é utilizada como uma manipulação de estímulos eliciadores, assim Os avanços nos estudos dos reflexos condicionados e incondicionados propiciaram o desenvolvimento de técnicas baseadas no paradigma respondente que são utilizadas na clinica de psicologia em uma infinidade de casos clínicos.
Assim o processo respondente de extinção é de se enfraquecer a associação entre um Estimulo Condicionado e um incondicionado a qual ele foi pareado anteriormente, ou seja, liga ao comportamento operante. Esse processo é importante na pratica do analista do comportamento, pois muitos casos que chegam aos consultórios possuem diversas reações respondentes como as fobias e alguns transtornos de ansiedade como a síndrome do pânico. Um exemplo de condicionamento respondente é o caso do condicionamento de Pavlov da salivação do cachorro.
A seguir exemplos de comportamentos operantes e respondentes, uma vez que um depende do outro para serem utilizados.
Comportamento Operante sobre os controles de ansiedade : O que diferencia do comportamento de fobia e de ansiedade é o tipo de evento experimentado como ameaçador ou incômodo e/ou o tipo de resposta na qual o sujeito se engaja de forma a produzir uma diminuição do contato com o estímulo (comportamento operante) aversivo (processos de fuga/esquiva). As respostas (comportamento respondente) envolvidas nesse processo podem ser classificadas topograficamente como respostas de evitar ou eliminação do estímulo temido, assim como respostas de verificação ou outras respostas