Comportamento ideológico da mídia com relação à questão social
Com o desenvolvimento de nosso trabalho entendemos que a mídia se comporta, de certa maneira, com apatia aos problemas pertinentes a questão social.
Dos artigos midiáticos analisados por nós, parte deles se manifestaram de forma alheia ou descompromissada com relação ás desigualdades criadas pelo capitalismo. A mídia está muito mais direcionada a um travamento de luta, um verdadeiro pé-de-guerra com quem está no poder, representa a oposição ou atravessa o seu caminho.
As informações são transmitidas com uma velocidade inacreditável e nem sempre percebemos a facilidade e desenvoltura que a mídia possui, em atribuir todo e qualquer problema a um erro ou omissão do estado ou a atuação inadequada dos políticos. É contumaz expor um tema, criar polêmicas e depois abafar todo o caso com mais noticias, mais informações, assim vamos apagando as últimas de nossas memórias e teremos assim os casos esquecidos, como resolvidos.
A mídia tem um espantoso poder de manipulação e faz com que nos habituemos com certos formatos. Os canais de televisão, por exemplo, tem essa capacidade de transformar o telespectador em fantoche, ora apresentando programas de auditório, que nada tem a acrescentar, ora programas sensacionalistas. Mas é claro! Nada como conquistar o povo pela emoção, pelo coração. Percebemos que esses canais atingem principalmente a “massa”, justamente por não ter acesso a mídia escrita, a internet, ou mídias alternativas. Esta exclusão social faz com que a classe trabalhadora tenha na televisão, sua única forma de lazer. Veja que caminho fácil para a manipulação.
No entanto, cumpre esclarecer que a população em geral, não pode se deixar levar por opiniões formadas e sim, formarem seus próprios pensamentos e ideais, pois o objetivo é procurar desvendar interesses existentes, quando os mesmos já não estão evidentes.
Neste mesmo sentido, podemos dizer que não devemos ter dúvidas e