COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAC O ES 2
4646 palavras
19 páginas
FACULDADE PROJEÇÃOALYNE MONTEIRO
ANA PAULA
CLEBER BONATTI
JOÃO ANTONIO
KARMELIA VILAR
PRISCILA CARDOSO
VALDESON FIGUEIRÓ
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
TAGUATINGA
2014
INTRODUÇÃO
O comportamento humano dentro das organizações tem mudado ao longo dos anos e exigindo dos líderes o desenvolvimento de novas habilidades, bem como a melhoria do processo de comunicação, seja ela horizontal ou vertical. É importante que a liderança seja acima de tudo uma posição (não apenas uma função ou cargo) e para isso os líderes precisam entender bem o comportamento humano e atuar sobre ele de forma proativa.
Os estudos nesta área são grandes, onde teóricos afirmam que o comportamento humano pode ser resultado de vários itens, desde a formação genética até a sua inserção social. A grande verdade é que não existe um único fator que determine o comportamento humano, mas sim o equilíbrio entre tais fatores.
O comportamento humano é sempre reflexo da maneira pela qual o indivíduo vê a realidade que o cerca (independente do comportamento estar certo ou errado). Essa percepção é a grande responsável pela formação da cultura de um grupo ou organização, pois à medida que a mesma é repetida por diversas vezes acaba criando uma previsibilidade que remete a formação de uma cultura própria.
A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DOS ATÍPICOS A NORMALIDADE
Atualmente podem-se ver muitas matérias a respeito do comportamento humano nas organizações. Percebe-se que todos procura conhecer-se melhor, seja com relação a si mesmo ou em relação aos outros com quem convive, em situação individual, em grupo ou no ambiente organizacional.
À medida que as pessoas procuram cada vez mais sobre esses assuntos, mas as ciências comportamentais procuram não só estudar os atípicos que são os com doenças mentais, neuróticos, psicóticos ou gênios, para estudarem os normais, ou seja, o ser humano com sua forma natural de existir e se comportar.
Olhando em volta na