Pedagia Express O Corporal E Movimento
868 palavras
4 páginas
Introdução Este trabalho tem por objetivo salientar a importância do movimento na educação infantil e traz alguns pontos pertinentes sobre o assunto abordado.Desenvolvimento As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, etc. Por meio da motricidade a criança se expressa, se comunica, relaciona-se, e vão ampliando sua motricidade e sua relação com a realidade num processo de interação. A criança, desde nascimento, é cercada de experiências sociais, inicialmente com os familiares, depois com adultos “estranhos”, com outras crianças e, na medida em que ela interage com o mundo que a cerca, aprende como é o seu funcionamento, compreende os comportamentos que caracterizam a sociedade em que vive.
Nesse sentido, os profissionais da Educação Infantil são de extrema importância no processo de desenvolvimento das crianças e na qualidade das relações estabelecidas com elas.
Portanto, é imprescindível que o educador conheça e considere o desenvolvimento da criança para que possa auxiliá-la a apropriar-se de situações mais complexas a cada dia. No entanto o ensino deve guiar o desenvolvimento da criança sem prender-se exclusivamente a ele, ou seja, as atividades propostas à criança devem ajudá-la a desenvolver novas habilidades.
Essas ações podem ser entendidas como “mediações” que o adulto estabelece nas relações com a criança. Mello (2001, p. 25-26).
Portanto, a criança apreende o mundo por meio das mediações dos adultos, dos objetos e das outras crianças e, nesse processo, os movimentos que executa nas atividades são fundamentais para o seu desenvolvimento, assim, é necessário que a professora coloque à disposição da criança diversos materiais, possibilite interações com outras crianças e esteja atenta aos movimentos, pois a criança adquire inúmeros conhecimentos explorando não apenas o próprio corpo, mas também o ambiente e os objetos