Comportamento do EPS ao Fogo
Poliestireno Expandido EPS ao fogo
Comportamento do Poliestireno Expandido EPS ao fogo
INTRODUÇÃO
Algumas observações sobre a proteção contra incêndios em edificações
Basta darmos uma olhada nos objetos que fazem parte do nosso cotidiano para comprovar que grande parte das coisas que torna a nossa vida mais fácil representa, em certos casos, algum tipo de risco.
No entanto, não podemos sequer imaginar o mundo sem aparelhos eletrônicos porque uma simples sobrecarga de energia poderia causar sérios danos à pessoa que recebesse tal choque. Em vez disso, precisamos tomar as devidas precauções, para assegurar a segurança das instalações, respeitando todas as normas de utilização dos objetos. Seguindo a mesma linha de raciocínio, seria razoável, para prevenir o risco de incêndio*, achar que seria necessário nos desfazer de nossos livros, móveis, quadros, carpete, cortinas e tapetes, bem como as nossas roupas; se desfazendo também de tantos outros objetos feitos de madeira, papel, fibras naturais ou sintéticas e os diversos objetos de plástico, desde um computador até uma escova de dente, incluindo todos os eletrodomésticos que você possa imaginar; somente porque eles são feitos de materiais inflamáveis*?
Quase todos os objetos do nosso dia-a-dia que fazem parte de nossa casa apresentam algum tipo de risco que devemos prevenir e controlar, e somente a substituição de alguns deles nos garantiriam um certo grau de segurança necessário.
Para avaliar a segurança contra incêndio* das edificações, é importante examinar o comportamento de todos os materiais de construção como um conjunto em condições de uso final: a resistência ao fogo*, e não somente a reação ao fogo* dos materiais que o compõe, sendo considerados como um conjunto.
O objetivo deste trabalho
O objetivo deste trabalho é identificar claramente o comportamento do Poliestireno Expandido (EPS) ao fogo quando usado como material de construção.
Levamos em consideração