Comportamento antisocial: agerrão
1871 palavras
8 páginas
Comportamento anti-social: agressão O que é agressão?O termo, agressão na linguagem do senso comum difere do conceito de agressão adotado pelos psicólogos sociais. Exemplos: As pessoas podem referir-se a um vendedor como uma pessoa agressiva se ele não recua diante dos nãos de um comprador potencial. Ou qualificar como agressivo o empresário que não desiste enquanto não consegue vencer um concorrente.
O comportamento anti-social, vem sendo estudado de forma a entender o porque do comportamento do ser humano, que muitas vezes é violento em relação a sua própria espécie caracterizando-se assim o ato da agressividade.
A Psicologia social define agressão como qualquer comportamento que tem a intenção de causar danos, físicos ou psicológicos, em outro organismo ou objeto. Outro aspecto do que é agressão e que não precisa ser necessariamente física.Exemplo: Um chefe que de forma continua assedia sexualmente uma funcionaria, provocando-lhe ansiedade e depressão,está lhe causando agressão psicologia.
A agressão não se limita a alvos humano, podendo também ser dirigida a objetos inanimados. Exemplo; quebrar a vidraça do vizinho em represália a algum ato seu que o desagradou.
Ainda que a intencionalidade do agente seja um elemento crucial para a caracterização de um ato como agressivo, nem sempre e possível avaliá-la de forma inequívoca. Como decidir se houve intenção ou não! Exemplo: um caso ocorrido no Brasil em 1997, ilustra bem esse problema. O ato de vandalismo de jovens de classe média em Brasília que incendiaram um índio da tribo pataxó, que dormia na calçada. Os agressores jogaram-lhe álcool no corpo e depois lhe atearam fogo. Diante da indignação que tomou conta da população, chocada com a crueldade do gesto, e mais ainda porque não se podia atribuir tal fato nem mesmo a precária condição social, despreparo ou ignorância dos agressores, tinha se a certeza de uma condenação severa: o juiz decretara que os jovens não seriam condenados porque, não houve