Componentes das células eucarióticas
As células apresentam uma grande variedade morfológica, de acordo com o organismo a que pertencem e com a função que desempenham. O microscópio electrónico permite identificar os constituintes das células e assim estabelecer as diferenças estruturais entre os constituintes. Que serão analisadas em seguida.
Membrana plasmática: é o invólucro que mantém a integridade celular, separa o meio intracelular do meio extracelular e é a principal responsável pelo controlo das trocas entre a célula e o seu meio ambiente, quer se trate de um meio líquido ou de outras células. A membrana permite a passagem de algumas substâncias mais facilmente que outras. Esta importantíssima propriedade é chamada de permeabilidade seletiva da membrana
Núcleo: é geralmente a maior organela da célula, funcionando como centro de controlo da célula, contém o ADN e é limitado pela membrana nuclear.
Mitocôndrias: estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula, são a sede de importantes fenómenos respiratórios.
Cloroplastos: são organelas que possuem dupla membrana e estruturas lamelares mergulhadas no estroma, é nos cloroplastos que ocorre a fotossíntese.
Vacúolos: são organelas de tamanho variável, rodeados por uma membrana, podem armazenar gases, pigmentos, açúcares, proteínas ou outras substâncias, participa no equilíbrio hídrico da célula.
Parede celular: confere e envolve as células conferindo-lhes proteção, rigidez e resistência.
Centríolos: intervêm na formação do fuso acromático na divisão celular.
Retículo endoplasmático: consiste num sistema de sáculos, vesículas e interligados onde se circulam materiais produzidos pela célula. Pode ser liso ou rugoso . Este último está ligado ao núcleo e coberto por ribossomos e envolvido na síntese de proteínas. O retículo endoplasmático liso está associado à produção de lipídeos e hormonas.
Aparelho ou complexo de Golgi: tem como funções a acumulação e o