Componentes Aeroporto
Componentes do lado ar
Torre de controle e núcleo de proteção ao Vôo
A torre de controle de trafego aéreo será imutável ao longo de todos horizontes de planejamento com as dimensões:
Altura: 30 m;
Área de cabine 55m2;
Projeção do corpo da torre 32m2;
Critérios para instalação:
Proporcionar ao controlador do aeródromo amplo e total visibilidade do circuito de tráfego sob jurisdição, das pistas em operação e de todas as áreas utilizadas pelas aeronaves em movimento na superfície do aeródromo sob controle da torre.
Sala de Tráfego:
Onde são prestados serviços de apoio ao vôo, serve de elo entre os pilotos e os órgãos de proteção ao vôo;
Pátio: área do aeródromo a céu aberto, destinada ao estacionamento de aeronaves com o proposto de se efetuar serviços de embarque e desembarque de passageiros, carga e descarga de bagagens, carga e correio, de reabastecimento de combustível e de outras necessidades, ou para manutenção.
Pista de Pouso e Decolagem Pista de pouso e decolagem: pintura cor branca. Em pavimento de cor clara a pintura terá uma moldura na cor preta. Pista de táxi: pintura cor amarela. Posições de pátio de aeronaves: pintura cor amarela. A pista de pouso e decolagem e o maior e mais importante elemento da infra-estrutura do lado ar do aeroporto. É a partir do comprimento de pista que se define a necessidade de área do patrimonial do aeroporto.
Pistas de Táxi
A pista de táxi tem a função de conduzir as aeronaves de suas posições de estacionamento para as cabeceiras ativas de decolagem ou conduzirem as aeronaves que terminaram o procedimento de pouso e saíram das pistas. Essas saídas podem ser de alta, média e baixa velocidade.
Permitem o acesso entre pistas de pouso, área terminal e áreas de serviço, um ponto importante e evitar conflitos entre aeronaves operantes distinguindo:
-Trajetórias de táxiamento para partidas e para chegadas;
- Áreas de