Competição de cultivares de pepino
Resumo
Abstract
O cultivo do pepino para conserva no estado do Mato Grosso ????
Materiais e métodos
O experimento foi desenvolvido na área comum do assentamento Jonas Pinheiro, onde existe a unidade demonstrativa da Embrapa Agrossilvipastoril em convenio com o município de Sorriso (MT) no período de setembro a novembro de 2013, tendo as coordenadas geográficas latitude 12°23’Sul, longitude 55°36’Oeste, e altitude de 368 metros acima do nível do mar.
Os tratamentos foram determinados pelas cultivares comerciais de pepino, Ajax F1, Antero, Diplomata, Eureka , Merenge, Primepak Plus, Vlaspik e Zapata. Foi utilizado o espaçamento de 1m entre linhas e 0,40m entre plantas, e delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições e parcelas constituídas de quatro linhas de 3,20m sendo usadas para avaliação apenas as duas linhas centrais.
A adubação foi realizada com base nos resultados da análise de solo e nas recomendações da 5° aproximação. A adubação de base constou de 40g de calcário dolomitico, 176g de Yoorim 18g de cloreto de potássio e 7,5g de uréia por metro linear, incorporados ao solo no sulco de plantio uma semana antes do semeio das cultivares. Adubações complementares de N e de K2O foram feitas em cobertura via fertirrigação em gotejo, aos 10 e 20 dias após a germinação usando as mesmas quantidades usadas na adubação de base.
As plantas foram conduzidas em sistema de tutoramento com fitilho plástico, a irrigação foi realizada através mangueiras de gotejamento sempre que necessário, o controle de plantas daninhas foi efetuado através de capinas manuais realizadas quinzenalmente, o controle de pragas foi realizado com a aplicação de imidacloprido nas plantas logo após a germinação como preventivo para insetos sugadores e mastigadores, também foi realizada uma pulverização de Cartap e outra de Lufenuron para controle da broca dos frutos, e para o controle de doenças foi