Competitividade e Estratégia Empresarial
O conceito de competitividade é mais bem entendido no nível empresarial, pois é na empresa que se ganha à batalha da eficiência e da produtividade. O objetivo de qualquer empresa a fim de obter lucros e retorno no capital investido é ser competitivo, sendo que estão pretendendo sempre estar igual ao mesmo nível ou superior aos rivais no mercado.
A competitividade tem sido uma das grandes questões empresariais brasileira na atualidade. As transformações na economia brasileira ocasionadas pela abertura de mercado e estabilidade monetária fizeram com que as estratégias empresariais se voltassem cada vez mais para a longevidade da firma. A indústria automobilística é um exemplo de firma que se transformou para acompanhar mudanças e exigências econômicas de um mercado cada vez mais competitivo.
Competitividade e Estratégia Empresarial
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.
A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e acionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa.
As industria automobilisticas é um exemplo de firma que se transformou para acompanhar as mudanças e exigências economicas de um mercado cada vez mais competitivo. Essas mudanças engloba a necessidade de novos investimentos para modernizar o parque industrial, novas exigencias dos