Competencia e molibidade

676 palavras 3 páginas
Resenha sobre A noção de Competência _Karen
PERRENOUD, P. A noção de competência. In: PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 19-33.

No capítulo primeiro de seu livro Construir Competências desde a Escola- A Noção de Competencia- , Perrenoud observa que não há definição clara e partilhada sobre o que seriam competências . No entanto, adota alguns caminhos e aponta sua proposta para a solução da crise percebida no sistema educacional: “talvez seja esta a única maneira de dar sentido à escola, para salvar uma forma escolar que está esgotando-se sem que seja percebida...”

Neste (con)texto de Perrenoud podemos reconhecer alguns caminhos que percorremos em nosso curso de Infoeducação. Por exemplo, a idéia do conhecimento como constructo apoiado não só em conhecimentos científicos, mas em saberes diversos, principalmente na experiência (situações complexas).Entendemos que a simples assimilação de conteúdos opõe-se a apropriação dos mesmos , esta última fruto da um ato de significação.

Em sua obra, o autor defenderá a competência que se constrói com a prática: “ São aquisições,aprendizados construídos , e não virtualidades da espécie”.Voltamos, assim, ao constructo e à noção do tempo necessário para formação destas.Além de termos refletido sobre o tempo objetivo e o tempo subjetivo para construção de conhecimentos, percebemos a importância dos diferentes contextos para compreendermos singularidades em diferentes épocas e locais.

No quadro escolar, porém, “Observa-se que a escola sempre tende a organizar os programas por campos nocionais ou teóricos, o que, inevitavelmente, confere às competências propostas diante dos conhecimentos um estatuto próximo dos exemplos e das ilustrações mais ligadas à tradição pedagógica. Construir uma competência significa aprender a identificar e a encontrar os conhecimentos pertinentes. Estando já presentes , organizados, e designados pelo contexto, fica escamoteada essa parte

Relacionados