Compet Ncias Do Assistente Social Na Per Cia Social
O laudo social é o produto final da perícia social e requer um conhecimento teórico-prático da vida dos sujeitos que vai além da mera estratificação social, ou enquadramento das situações do sujeito. Esse instrumento exige, na análise da vida social, sólida consistência teórica e de argumentação acerca das expressões da questão social que permeiam o cotidiano e determinam os conflitos sociais nos quais os sujeitos estão envolvidos, requisitando a intervenção do Assistente Social. No âmbito da perícia social as competências requisitadas ao Assistente Social são: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
O Assistente Social deve integrar, na perícia social, dados e informações da vida dos sujeitos, associados às determinações conjunturais e estruturais de forma a não promover a vitimização ou culpabilização dos indivíduos sociais pelas suas ações e situações de vida.
Tal associação somente poderá ser realizada se o profissional de Serviço Social dispuser de competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa que permita fazer uma leitura que incorpore: as formas de produção e reprodução da subsistência das famílias. Ou seja, os meios de sobrevivência em que se inscrevem no tempo e no espaço; as relações intrafamiliares que envolvem a construção dos vínculos afetivos – apoio, conflitos, abandono, rejeição e atos de violência presentes no núcleo familiar; as redes sociais de apoio tanto a nível institucional, quanto de convívio interpessoais; o processo de construção da identidade e as representações sócio-culturais que contribuam para o estabelecimento de um padrão de sociabilidade.
As competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, dão sustentação à linguagem escrita e verbal, instrumento básico e fundamental do trabalho profissional do Assistente Social. Entende-se que assegurar o uso adequado da linguagem cientifica e técnica inerentes à situação