Comparações de Artigos ciêntificos com a psicologia scial.

2728 palavras 11 páginas
Artigo 1
Rev. psiquiatr. clín. vol.31 no.4 São Paulo 2004
ARTIGO ORIGINAL
Anorexia nervosa e bulimia nervosa — abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia
Anorexia nervosa and bulimia nervosa — a psychotherapeutic cognitive-constructivist approach
Por: Cristiano Nabuco de AbreuI; Raphael Cangelli FilhoII
IPsicólogo clínico, mestre e doutor em Psicologia Clínica.Coordenador da equipe de Psicologia do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HC-FMUSP. Diretor do Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo IIPsicólogo Clínico, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP. Coordenador do Hospital Dia do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Professor-supervisor do Curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu.

Anorexia nervosa
Os transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa e suas variantes) são quadros psiquiátricos que afetam principalmente adolescentes e adultos jovens (embora uma procura maior de crianças se faça notar recentemente) do sexo feminino, levando a grandes prejuízos biopsicossociais com elevada morbidade e mortalidade (Doyle e Bryant-Waugh, 2000).
A anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa à custa de dietas rígidas auto-impostas em busca desenfreada da magreza, distorção da imagem corporal e amenorréia. William Gull, no ano de 1874, descreve três pacientes com quadro anoréxico restritivo, cunhando o termo "apepsia histérica". O quadro clínico incluía emagrecimento, amenorréia, bradicardia, baixa temperatura corporal, edema nos membros inferiores, obstipação e cianose periférica (Abreu e Cordás, no prelo).
Brunch (1962), nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro autor a mencionar a distorção da imagem corporal vista como um distúrbio da paciente com anorexia nervosa na percepção de

Relacionados