Comparação de quantidade
O professor deverá entregar aos alunos copia da atividade, ex: Ryan coleciona figurinhas e Murilo coleciona carrinhos (representar as coleções através de figuras – uma com 86 elementos e outra com 83), e pedir aos alunos que observem as coleções, e discuta com o colega como saber quem tem mais quantidade na sua coleção. Só não vale contar de uma em uma. Questiona como ele procederão para fazer essa contagem. Observe os grupos e certifique-se que todos entenderam o enunciados, caso contrario, ajude-os na leitura.
Durante a aplicação da atividade o professor deverá circular pela classe, verificando os diferentes procedimentos que vão surgindo e, ficar à disposição, tirando dúvidas necessárias. Registrar tudo que for preciso para as discussões posterior.
Quando perceber que a maioria dos alunos resolveram o problema, abra a discussão, solicite que relatem como pensaram para saber as quantidades sem contar um por um. Anote na lousa os diferentes procedimentos, questioná-los qual a vantagem de usar cada procedimento. Porque? Qual a quantidade encontrada para cada coleção? Qual procedimento utilizado pelos diferentes grupos foi o mais vantajoso? Será que há algum tipo de quantidade que pode ainda ser mais vantajosa? Quais outras situações que realizamos comparações de quantidade no contexto diário? Assim analisarão as suas estratégias e a dos colegas, compartilhando, portanto diferentes idéias e procedimentos. O importante é que os alunos percebam que contar de quantidade maior é um procedimento mais rápido, mais vantajoso para a contagem.
A avaliação do conteúdo