Comparativo Oracle X Sql Server
2014
Após muitos anos de evolução, onde arquivos binários eram utilizados para armazenar informações das empresas, atualmente somos cada vez mais dependentes da tecnologia, onde sistemas de informação são constituídos por um software que gerencia as atividades e um banco de dados onde armazena os dados que são acessados e manipulados pelo sistema Com o grande volume de informações, necessitando de segurança, desempenho, tornou-se necessário gerenciar estas informações armazenadas, e desta forma usamos os chamados SGBD’s (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).
Um SGBD é um software de computador capaz de armazenar, organizar e oferecer alguma segurança às cada vez mais valiosas informações de uma empresa. Ao utilizar um sistema, o administrador precisa decidir qual será o SGVD utilizado para gerenciar os dados da aplicação, como por exemplo Oracle, SQL Server, MySql, Postgre, Firebird entre outros.
O SGBD deve fornecer múltiplas interfaces para os diferentes tipos de usuários que acessam os bancos de dados. Desde usuários casuais que desejam executar uma consulta aos dados à DBA's que definem regras e implementam projetos em um SGBD, cada um deve ter uma interface de comunicação específica com o SGBD.
Em um banco de dados, se encontram desde relacionamentos simples à relacionamentos complexos entre os dados. O SGBD deve ter a capacidade de representar a variedade de relacionamentos complexos entre os dados.
Cada SGBD possuem as propriedades ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade).
Neste artigo, serão tratados dois SGBDs: Oracle e SQL Server, onde serão apresentados algumas diferenças entre os dois.
Oracle
Considerado o principal banco de dados atualmente, mesmo sendo muito robusto e exige bastante hardware para uma boa performance. Responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações ao redor do mundo. Sua participação no mercado de banco de dados