Comparativo cpc 00 e nbc tg 00
Aula CPC 00 NBC TG 00
O ativo compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos (Res. CFC 847/99); “O conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade ... tem em vista”... (Francisco D'auria - 1958); “...ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada”... (Sprouse e Moonitz - 1962);
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Repare-se que a figura do controle (e não da propriedade formal) e a dos futuros benefícios econômicos esperados são essenciais para o reconhecimento de um ativo. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Conceito
Poder de troca - recursos economicos, resultado de eventos passados, são meios para chegar aos fins, contribuir para a geração de fluxo de caixa, constituido de recursos economicos, direito de transação corrente ou passada; geração de receita são controlaveis, benefício econômico futuro, uma promessa de caixa, gasto realizado que criou um direito, garante em partes a continuidade, facilmente podem ser transformados em dinheiro e valor adquerido - serve para manter a atividade, que tenha noção de utilidade à empresa, que tenha valor econômico para a empresa, que potencial de geração de caixa, adquirido a um custo monetário mensurável.
O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso