Normas Contábeis Brasileiras
As normas técnicas da contabilidade (NBC T) estabelecem regras aprovadas pelo Conselho Regional da Contabilidade que são convergentes com as normas internacionais. E a normas técnicas profissionais (NBC TP) estabelecem regras aos profissionais da área contábil, tais como, Peritos e Auditores e compreende inclusive a responsabilidade e o código de ética do contador. Com a expansão das informações contábeis é necessário uma adequação das normas brasileiras e sua convergência com as normas internacionais. Criado em 2005 o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, pelos seguintes órgãos: Abrasca, Apinec Nacional, Ibracon, FIPECAFI, Conselho Federal de Contabilidade BM&F Bovespa que entenderam a necessidade de adequar às normas brasileiras ao cenário Europeu. Com a adoção dos Pronunciamentos Técnicos não sobram empresas que não tenham que aplicar as normas contábeis emitidas pelo IASB e reproduzidas pelo CPC, essa está sendo a grande revolução contábil deste século no nosso país. E com as constantes mudanças no cenário contábil citamos um comparativo de Balanço Patrimonial Lei 6.404/76 X 11.941/09 e alguns CPCs, CPC 17 – Contratos de Construção, parcialmente modificado (necessário uma avaliação do contrato de construção/Imobiliária) pelo ICPC 02 – Contratos de Construção Imobiliária e o CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola.
Palavras Chave: Normas de contabilidade, Órgãos e Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Introdução
Com o crescente desenvolvimento econômico mundial, as atividades contábeis nas empresas são de grande importância.Para isso, normas e procedimentos de uniformização de processos são requeridos a cada instante.
Baseado nessa padronização de processos, a presente pesquisa refere-se ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, onde serão apresentados sua origem, seus objetivos, bem como suas principais características, visando a centralização de seus processos, tendo em vista a convergência da Contabilidade