COMPARA O E AVALIA O ENTRE O PROCESSO RUP DE
CENTRO TECNOLÓGICO
COMPARAÇÃO E AVALIAÇÃO ENTRE O PROCESSO RUP DE
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E A METODOLOGIA EXTREME
PROGRAMMING
por
Leandro Nascimento Loi
Florianópolis
2007
Introdução
A rápida evolução e abrangência dos sistemas de informação no decorrer dos últimos 40 anos confirmam a importância dos mesmos como sendo a alavanca das mudanças significativas no modelo de negócio das empresas, proporcionando para as organizações a obtenção de vantagens competitivas e estratégicas. Uma metodologia de desenvolvimento é um conjunto de regras e padrões que orientam a abordagem utilizada em todas as tarefas do ciclo de desenvolvimento, prescrevendo ferramentas e até como elas devem ser utilizadas (STAIR,1998). A metodologia de desenvolvimento de software impõe um processo disciplinado sobre o desenvolvimento do mesmo com o objetivo de fazê-lo mais previsível e eficiente. Algumas fazem isso através do desenvolvimento de um processo detalhado, com uma forte ênfase no planejamento, inspiradas por áreas da engenharia. A crítica sobre elas é que são muito burocráticas, sendo necessária a produção de muito material para ser possível seguí-las. Devido a isto freqüentemente são chamadas de “peso-pesado” ou metodologias monumentais.
Como conseqüência desta contradição de idéias abre-se espaço para pesquisas com intuito de amadurecer e refinar o que cada metodologia apresenta de positivo. O objeto de estudo deste trabalho será comparar as metodologias RUP (Rational Unified Process) e XP (Extreme programming).
Software e engenharia do software
O panorama em que o software foi desenvolvido está diretamente ligado à evolução dos sistemas computadorizados, mais especificamente do hardware. Junto com a mudança dos processadores da válvula para os dispositivos microeletrônicos sugiram softwares mais complexos e sofisticados. Segundo PRESSMAN(1995) durante os primeiros anos de desenvolvimento de sistemas computadorizados o