Compactação dos solos e limite de liquidez
Remove-se o colarinho e a base, plana-se a superfície do material à altura do molde e pesa-se o conjunto cilindro + solo úmido compactado.Retira-se a amostra do molde com auxílio do extrator (macaco hidráulico), e partindo-a ao meio, coleta-se uma pequena quantidade para a determinação da umidade.
Desmancha-se o material compactado, misturando-o em seguida ao restante da amostra inicial (para o caso de reuso do material).Adiciona-se água à amostra homogeneizando-a. Repete-se o processo pelo menos por mais quatro vezes.
Coloca-se parte da amostra de solo no recipiente de porcelana e adiciona-se água até se obter uma massa bem homogeneizada, misturando-a continuamente com a espátula.Com a pasta de solo obtida, molda-se uma pequena quantidade da massa em forma cilíndrica, rolando-a sobre a placa de vidro, com pressão suficiente da mão para lhe dar a forma de cilindro, até que fissure em pequenos fragmentos quando esta massa cilíndrica atingir dimensões de 3 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento.
Ao se fragmentar o cilindro, coletam-se alguns fragmentos fissurados desta massa de solo para a determinação da umidade. Repete-se o processo, no mínimo por mais quatro vezes, até que se obtenham três valores que não difiram da respectiva média em mais de 5%.
Coloca-se parte da amostra de solo no recipiente de porcelana e aos poucos adiciona-se água a fim de se obter uma perfeita homogeneização da mistura, que deverá apresentar-se como uma massa plástica.Passa-se para a concha do aparelho de Casagrande, uma certa quantidade dessa massa plástica de solo, espalhando-a, de modo que a mesma ocupe aproximadamente 2/3 da superfície as concha.Alisa-se com a