burj Dubai
RESUMO
O Burj Khalifa é o maior edifício já construído pelo homem, com 828 metros de altura, estando a 844 metros acima do nível do mar. Sua construção foi feita com concreto armado, concreto esse que se diferencia do normal por conter barras de aço em sua estrutura, sendo esse tipo de construção mais rápido e eficiente, tendo avanço de um andar por semana. A fundação foi feita com 192 estacas enterradas a 43 metros de profundidade, tendo 3,7 metros de espessura. O projeto envolveu mais de 380 engenheiros e técnicos. O revestimento exterior do prédio é composto de 26.000 painéis de vidro reflexivo, alumínio e aço inoxidável. Painéis esses que, com todos os equipamentos de limpeza do prédio em funcionamento, levaria cerca de 4 meses para serem totalmente limpas. A forma estrutural em “Y” foi utilizada para minimizar os efeitos dos ventos do local. Os 57 elevadores foram projetados para suportar cerca de 5.500 kg. O edifício tem uma necessidade de 946 mil litros de agua e de 36MW por dia. A construção teve início em janeiro de 2004, mesmo o projeto da torre não estando totalmente pronto, e em 4 de janeiro de 2010 é inaugurado, marcando uma nova era deconstruções, e ditando novos paradigmas para a construção civil.
PALAVRAS CHAVE: Burj Khalifa; Dubai prédio mais alto; Burj Dubai.
1 INTRODUÇÂO
Pesquisa de ordem exploratória, desenvolvida na disciplina de Leitura e Produção de Textos, visando trazer maior familiaridade com o campo da engenharia civil.
O texto fala sobre o Burj Khalifa, o maior edifício já construído pelo homem, se restringe às informações relevantes sobre a estrutura do prédio, tais como, a fundação, o pódio, a superestrutura e também sobre o revestimento externo, por ser parte importante da segurança, eficiência e robustez do edifício. Busca explicar como foi possível manter erguida estrutura de tal porte, sendo resultado de muita pesquisa, e combinação de várias importantes inovações tecnológicas, e