Compactação do solo
Através da compactação de um solo obtém-se maior aproximação e entrosamento das partículas, ocasionando o aumento da resistência ao cisalhamento e consequentemente a obtenção de uma maior capacidade de suporte. Com a redução do volume de vazios, a capacidade de absorção de água e a possibilidade de haver percolação diminuem substancialmente, tornando o solo mais estável.
Dois fatores são fundamentais na compactação: o teor de umidade do solo e a energia empregada na aproximação dos grãos, que se denomina energia de compactação. Apenas no teor de umidade ótimo se atinge o máximo peso específico seco, que corresponde a maior resistência do solo.
Introdução
Solo é o material formado através de diversas forças da natureza ou depositado pelo homem como aterro. Existem diversos tipos de solo, sendo que para nós, importantes são os coesivos e os granulares, pois são os mais utilizados na construção.
A Compactação do Solo é um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade através do adensamento de suas partículas. É um efeito desejado em construções, por exemplo, de rodovias, descrita na Mecânica dos solos e ao contrário, é altamente prejudicial em solos destinados à atividade agrícola.
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.
Objetivo
Metodologia
Como fonte de pesquisa, artigos, teses tiradas da internet.
Compactação de Solos
Solo é um corpo