Como a população compreende o problema do crack
Disciplinas: Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social,
Semestre:
Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço
1
Social I
Prof.:
Lisnéia Rampazzo. Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Individual
1) Tema: O uso do Crack: um problema social restrito às metrópoles?
2) Objetivo: Possibilitar ao aluno compreender que o uso do crack está presente em todas as regiões do Brasil, tanto nos grandes quanto nos pequenos municípios, e que o mesmo representa um grave problema social que precisa ser enfrentado não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade.
3) Orientações para a construção do trabalho:
O aluno deverá realizar uma produção textual original, nas normas da
ABNT, tendo como base as informações obtidas pela matéria da internet disponibilizada abaixo.
Faça uma produção textual estruturada, que englobe as várias perspectivas das disciplinas do semestre, seguindo os seguintes aspectos: a)- Qual a representação social do uso do crack em nossa sociedade, ou seja, como a população compreende esse problema?
b)- Considerando a drogadição uma das expressões da questão social e sendo a questão social objeto de trabalho do Serviço Social, como o trabalho do Assistente social pode contribuir para o atendimento à população, buscando articular as causas e/ou razões desse fenômeno a partir de uma leitura critica da realidade social.
c)- Historicamente como ocorreu a relação urbanização x população? Há exclusão nos diferentes momentos de expansão urbana no Brasil. Em
1808 com a chegada da família Real: em 1903/4 com as reformas de
Pereira Passos. O mesmo ocorre em São Paulo?
d)- Quais as conseqüências emocionais/ afetivas do dependente químico e familiares? Qual é o papel da família no processo de estruturação emocional/ afetiva do dependente químico?
Para fundamentar cientificamente a discussão deverá ser utilizado o texto:
SCHEFFER,