Como A Hist Ria Da Humanidade Se Relaciona Com A Hist Ria Da Tatuagem
4º período/ Jornalismo – Teorias Sociais
Como a história da humanidade se relaciona com a história da tatuagem
O que antes era um processo extremamente doloroso, feito através de ossos que perfuravam a pele hoje, a tatuagem é feita com a ajuda de tecnologias biomédicas. Não é uma experiência sem dor mas existem mecanismos tecnológicos para facilitar a “reformação” do corpo e reduzir a distancia entre o que quer o pensamento e o que quer o corpo.
Com o advento do capitalismo, o ser humano contribuiu como força de trabalho, a partir de então o ser humano se tornou um número, um corpo entre tantos outros que são consumidos pelo sistema e o consomem. Alguns indivíduos, não se limitam a ser apenas um corpo e sentem necessidade de se singularizar.
O uso de marcas corporais como a tatuagem podem ser feitos como uma maneira de registrar permanentemente as memórias de uma pessoa. É uma forma de ter as lembranças de uma vida expostas para que todos possam ver quem você é e as circunstancias que culminaram para o moldaram. A pele, como o maior órgão humano, é parte fundamental do processo inconsciente da tatuagem.
A pele é uma camada protetora, e é através dela que nos relacionamos com o exterior. Os desenhos, marcas ou cicatrizes nela ilustrados podem ser interpretadas de diferentes maneiras, como uma vontade de se destacar entre outros; como expor seus sentimentos, vontades e desejos para que, aqueles interessados, possam decifrar; como uma forma de se tornar outra pessoa mudando seu exterior e como uma proteção entre o seu eu íntimo e o coletivo.
Num mundo de tantas telas o próprio corpo se torna uma delas e por isso ajuda a entender a tendência tão visível no comportamento do jovem contemporâneo em cultuar o corpo, adornando-o abundantemente com piercings, tatuagens, maquiagens carregadas, roupas estampadas em heráldicos diversos, calçados em cores gritantes e outros recursos visuais como botons, penduricalhos e