Como surge o câncer de mama
Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
O câncer surge a partir de um erro que ocorre na multiplicação das células. Todas as células do corpo multiplicam-se constantemente e as células "filhas" devem ser sempre iguais as células "mães".
Quando uma célula "filha" torna-se diferente da célula "mãe", é porque ocorreu uma mutação genética e então surge o câncer. Essa mutação genética pode ser causada por motivos internos, como doenças, ou por motivos externos, como o ambiente.
Dependendo de como foi dada esta alteração, o câncer será benígno ou malígno. Isso vai depender de qual célula multiplicou-se erradamente, do que levou esta célula a se multiplicar desta maneira e onde ela está localizada.
Sol é sinônimo de verão, época do ano em que as praias lotam de pessoas que buscam descansar nas areias e se refrescar no mar. Porém, o maior símbolo da estação pode se tornar um inimigo. Nesse clima de férias e...