COMO SABER SE UM WEBSITE É SEGURO
CHRISTIAN MARTIAL ROSA DE SIMEDO*
RESUMO
A Internet surgiu na década de 1960, em meio a Guerra Fria. Temendo que informações sigilosas se perdessem em um possível atentado ao Pentágono, foi criada uma rede de transmissão para as mensagens. A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS (HyperTextTransferProtocol Secure), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet. Atualmente podemos fazer praticamente tudo na internet, podemos realizar compras, fazer pedidos de restaurantes, comprar passagens aéreas, pagamentos, transações bancárias, enfim, uma infinidade de oportunidades dentro da web. Para tanto, com todos esses benefícios e vantagens às pessoas, os usuários precisam ficar atentos pois existem muitas pessoas que por algum motivo tentam tirar proveito da situação.A postura de cada indivíduo difere quanto a esse assunto. Há daqueles que usam e não ligam para como funciona, não querem saber o que está por detrás daquela parafernália. Para esses, tanto faz o carro ter motor ou não, funcionar a álcool ou gasolina, o importante é que ande.Deste modo, muitas vezes ficamos inseguros ao realizar algum procedimento na internet. Pois bem, felizmente há maneiras de podemos nos proteger e não entrarmos nas estatísticas dos crimes virtuais.
Palavras-Chave: Protocolo.HTTPS. WEB.Segurança na Internet.
1. INTRODUÇÃO
Secure HypertextTransferProtocol (Protocolo de transferência segura de hipertexto), mais conhecido por sua sigla HTTPS é um protocolo de rede baseada em protocolo HTTP, projetado para proteger os dados de transferência de hipertexto, ou seja, a versão segura do HTTP.
Ele é usado principalmente por bancos, lojas online, e qualquer serviço que requer o envio de dados pessoais ou senhas.
Uma vez que esse trabalho foi desenvolvido para ajudar a identificar se o usuário da internet encontra – se seguro on-line através do protocolo HTTPS.
2. CONCEITO DE PROTOCOLO