Como não fazer um trabalho de tcc
DISCIPLINA: M.P.T.J.
PROFESSOR: M. RAFAEL MENDONÇA
1. NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO: RODRIGO IZIDORO PEREIRA
2. OBRA EM FICHAMENTO: CARVALHO, Salo de. Como não se faz um trabalho de conclusão: provocações úteis para orientadores e estudantes de direito. 1º. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 187 p.
Joinville, 15 de março de 2014.
Rodrigo Izidoro Pereira
3. REFERENTE: Selecionar trechos, extraídos da obra em fichamento das páginas (21 a 31) e comentar os mesmos segundo o entendimento do acadêmico.
Pelo tema se reconhece o autor.
O professor Salo de Carvalho, já conhecido por seu pensamento crítico contra a academia nacional e principalmente contra a metodologia aplicada pelas editoras (Antemanual de Criminologia) se faz reconhecer pelo tema hora abordado.
3.1 “PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DE UM TEMA E DE UM SUMÁRIO FICTÍCIO”. (p.5)
Salo de Carvalho ao montar um sumário fictício, com muita facilidade, demonstra como o dogmatismo ingênuo vem prevalecendo em desfavor do dogmatismo crítico nos trabalhos acadêmicos.
3.2 “A partir deste sumário fictício tentarei apontar falhas metodológicas [...] responsáveis pela falta de criatividade do material por ela (academia) gerada”. (p.6)
Os vícios identificados e apresentados pelo autor demonstram o atual momento vivenciado nas academias, denominado de fase da falsa erudição.
3.3 “Além disso, gostaria de apontar vícios metodológicos que simplesmente fazem com que sigamos caminho em círculos, sem avançar nos temas que a realidade viva nos interpela cotidianamente”. (p.6)
O autor traz a discussão dois problemas que comummente tem-se visto nos trabalhos de conclusão de curso, mestrado e até mesmo nos trabalhos de doutorado.
O primeiro problema reside no fato do próprio aluno não compreender que trabalho acadêmico não é um trabalho de releitura bibliográfica de manuais