Como montar uma distribuidora
Distribuidora é uma empresa que faz a ponte entre o fabricante e os pequenos comerciantes, que geralmente não compram direto da fábrica, por que essas só vendem grandes quantidades. A empresa é responsável pela negociação e pela compra do fabricante, transporte, armazenagem, venda para os pequenos comerciantes e entrega.
É bom que se entenda de logística ou contrate um funcionário com curso na área. Pois a agilidade, pontualidade na entrega e transação sem falhas são vitais para a sobrevivência de uma empresa distribuidora.
É preciso ter sempre como foco a vantagem do comerciante em comprar da sua empresa. O custo benefício para o pequeno comerciante tem que valer a pena, senão perde o cliente para outra empresa.
As distribuidoras ganham porcentagem na negociação, por isso quem tem o dom para negociar leva mais vantagem nesse negócio.
O primeiro passo para montar o seu negócio é escolher uma linha de produtos, que pode ser de água, cosméticos, alimentos, doces, revistas, medicamentos, gás, embalagem, informática,cerveja, etc.
Comece seu negócio, de preferência, atuando em um ramo onde sejam escassas as distribuidoras na região onde o abrirá. Isso te dará vantagem em relação à concorrência.
Tendo definido a linha de produtos, levante os fabricantes mais próximos, marque uma visita e vá conhecer e negociar com o departamento de vendas para poder estabelecer os preços que repassará para os seus clientes.
Quanto precisa investir?
É muito relativo. Biscoitos são bem mais baratos que botijão de gás, por exemplo. O ideal é comprar uma quantidade que consiga vender a curto prato e, como vai vender provavelmente a prazo, precisará ter um capital extra para girar o negócio até os recebimentos começarem a entrar. O que dá para fazer para não pesar muito o investimento inicial é visitar o fabricante e negociar o preço, dai você acrescenta os custos da sua empresa, margem de lucro e, sabendo o custo final, visite os comerciantes e tente