Como montar um escolinha de voleibol
O principal diferencial da ESCOLA DE VÔLEI SANTOS é oferecer um serviço personalizado, adequado às necessidades das crianças, proporcionando a condição de sucesso. Associamos a metodologia valores e ideais essenciais para a formação e educação de um cidadão - disciplina, cooperação, responsabilidade e superação.
Nossa metodologia preconiza o aprendizado de uma maneira lúdica e dinâmica. As categorias de minivôlei 1 e 2 seguem a mesma metodologia de ensino, com cada aula dividida em três momentos: (1) aquecimento e aperfeiçoamento da técnica individual, (2) desenvolvimento da tática de jogo, e (3) o jogo propriamente dito.
Estruturação das aulas
1a parte: Aquecimento e Aperfeiçoamento da Técnica Individual | 15 minutos
No aquecimento utilizam-se atividades lúdicas para o desenvolvimento de habilidades motoras gerais e específicas, e das capacidades físicas de forma mais individualizada.Para possibilitar uma maior vivência dos gestos técnicos e dos fundamentos do voleibol, o aluno pratica cada fundamento um maior número de vezes durante os trabalhos realizados.
A técnica individual consiste no desenvolvimento dos fundamentos básicos do voleibol como toque, manchete, etc. Nesta fase da aula, os alunos farão exercícios dinâmicos buscando a evolução técnica com diversão.
2a parte: Desenvolvimento da Tática de Jogo (Construção do jogo) 30 minutos
No desenvolvimento da tática do jogo, conscientizamos os alunos para as diversas possibilidades táticas que o jogo apresenta. É o momento em que os fundamentos são combinados e aplicados em situação de jogo, desenvolvendo-os juntamente com as movimentações sem bola. A correção do gesto técnico é focada nos pontos críticos do fundamento de acordo com o objetivo de cada aula. O dinamismo dos exercícios possibilita o desenvolvimento do raciocínio rápido, concentração e cooperação dos alunos.
3a parte: Jogo | 15 minutos
O jogo propriamente dito é o momento mais esperado pelos alunos. Esta é a fase mais