Como Formatar Monografias Segundo VANCOUVER
Artigos e monografias baseados nas regras da Metodologia VANCOUVER costumam ser exigidos em vários cursos da Área de Saúde (como Enfermagem, Fisioterapia, entre outros), seja para a graduação e/ou especializações. São monografias que devem ser elaboradas em texto corrido, com o máximo de 30 páginas, incluindo: Pré-texto, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências. O levantamento de autores para servir como fontes de consulta deve ser composto basicamente de artigos científicos e revistas especializadas (meios eletrônicos), em uma proporção de 70% do total de autores localizados, enquanto os 30% restantes devem ser livros especializados no assunto, entre publicações nacionais e internacionais. É fundamental que o levantamento de teóricos para as Monografias da Área de Saúde seja feito nas seguintes bases de dados:
a)LILACS: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde [www.lilacs.bvsalud.org];
b) NLM: ”National Library of Medicine” - [http://www.nlm.nih.gov/];
c) SciELO: “Scientific Electronic Library Online” – Biblioteca Eletrônica de Periódicos Científicos Brasileiros - [www.scielo.br].
Quanto à formatação do texto e configuração do documento, pode-se seguir o padrão ABNT, uma vez que a Metodologia VANCOUVER não define estes aspectos. Estes itens costumam ser exigidos da seguinte forma:
A. configuração do documento: 1. margens esquerda e superior: 3cm; 2. margens direita e inferior: 2cm; 3. fonte Times New Roman, padrão 12; 4. entrelinhas de 2 cm;
B. uso do parágrafo americano: sem recuo; 5. não fazer citações diretas; 6. todos os autores consultados para elaboração da monografia devem ser referidos por números ordinais, ao final da frase ou parágrafo, seguindo a ordem sequencial em que são mencionados; 7. para elaborar as Referências Bibliografias, mencionar os autores referidos ao longo do texto em ordem numérica idêntica à ordem em