Como fazer...
1 Processo Executado (um atributo) - O processo implementado atinge seu objetivo.
2 Processo Gerenciado (dois atributos) - O processo realizado descrito acima agora é implementado de forma administrativa (planejado, monitorado e ajustado) e seus produtos do trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos.
3 Processo Estabelecido (dois atributos) - O processo controlado descrito acima agora é implementado utilizando um processo definido capaz de atingir seus resultados.
4 Processo Previsível (dois atributos) - O processo criado descrito acima opera agora dentro dos limites definidos para produzir seus resultados.
5 Processo Otimizado (dois atributos) - O processo previsível descrito acima é continuamente melhorado visando o atingimento dos objetivos corporativos pertinentes, atuais ou previstos.
Cada nível de capacidade só pode ser atingido quando o nível anterior tiver sido plenamente alcançado. Por exemplo, uma capacidade de processo nível 3 (processo criado) exige que a definição do processo e os atributos de implantação do processo sejam amplamente atingidos depois que a capacidade dos atributos de processo do nível 2 forem atingidos (processo controlado). Há uma diferença significativa entre a capacidade de processo nível 1 e os níveis de capacidade mais altos. O atingimento da capacidade de processo nível 1 exige que o atributo de desempenho do processo seja amplamente atingido, o que, de fato, significa que o processo está sendo realizado com sucesso e os resultados esperados estão sendo obtidos pela organização. Níveis de capacidade mais altos adicionam então diferentes atributos a ele. Neste esquema de avaliação, atingir a capacidade nível 1, mesmo em uma escala de 5, já pode ser considerado uma importante conquista para a