Como Fazer E Usar O Fog O Solar De Funil
O Fogão Solar de Funil
Como fazer e usar o Fogão e Refrigerador Solar da BYU
Por Steven E. Jones, Professor de Física da Brigham Young University (BYU), com Colter Paulson, Jason
Chesley, Jacob Fugal, Derek Hullinger, Jamie Winterton, Jeannette Lawler e Seth, David e Danelle Jones.
Introdução
A poucos anos atrás, eu despertei para o fato de que metade do mundo tem que queimar madeira ou esterco seco para cozinhar sua comida. Foi uma espécie de choque para mim, especialmente quando eu aprendi sobre as doenças causadas pela aspiração da fumaça cotidianamente e sobre os impactos ao meio-ambiente do desmatamento - sem mencionar o tempo gasto pelas pessoas (na maioria mulheres) catando lenha e esterco para cozinhar sua comida. Além disso, muito desses bilhões de pessoas vivem próximos ao Equador, onde o sol é abundante e gratuito. Ergo...
Como Professor de Física com experiência no uso de energia, eu me empenhei em desenvolver meios de cozinhar e esterelizar água usando a energia gratuita do sol. Primeiro, eu procurei métodos existentes.
O fogão parabólico usa pratos que concentram a luz solar onde a comida está sendo cozinhada. Esta abordagem é muito perigosa, pois concentra a luz solar em um ponto que é muito quente e que não pode ser visto. Eu e os alunos do BYU construímos um que incendiava papel em 3 segundos! Eu soube que um grupo altruísta ofereceu parábolas refletoras para pessoas que viviam em Altiplano, na Bolívia. Mas, mais de uma vez as parábolas eram guardadas próximas a estábulos - e a luz do sol que passava incendiou os estábulos!
As pessoas não querem estas invenções perigosas e caras, ainda que seja a região do Altiplano tenha escassez de lenha.
O fogão de caixa é basicamente uma caixa com isolamento térmico e uma tampa de vidro ou plástico, freqüentemente com um refletor plano que reflete a luz solar para dentro da caixa. A luz entra através do topo de vidro (ou plástico) para aquecer lentamente a caixa.