Como fazer uma boa redação.
Faça o que foi pedido
Isto parece ser óbvio, mas muitas vezes os trabalhos e as provas são mal feitos porque o aluno não conseguiu entender o que é para fazer. Em uma questão que pede para relacionar dois assuntos, por exemplo, não adianta escrever bastante somente sobre aquele que você sabe mais.
Sempre que um professor passar um trabalho para a classe, não tenha vergonha em tirar todas as suas dúvidas. Compreenda qual é o tema, a estrutura, o que precisa ser pesquisado, etc. Quanto mais segurança você tiver de que entendeu aquilo que terá de fazer, melhor seu texto será.
Elaboração
Depois de estar ciente daquilo que é para fazer, o próximo passo é planejar o que você vai escrever. Não adianta colocar todas as idéias no papel sem organização: um texto precisa ter começo, meio e fim.
Em textos dissertativos, quando é necessário emitir uma opinião pessoal ou justificar a resposta, procure utilizar argumentos fortes, como citações de especialistas da área ou exemplos práticos. Desta forma, evita-se o "achismo" e você mostra um bom conhecimento sobre o assunto.
Ao fazer um trabalho, respeite o tamanho pedido pelo professor. Quando não há um limite de páginas, não exagere, pois texto grande não é sinônimo de texto bom. Verifique se há realmente necessidade de escrever tanta coisa, já que para quem passa a tarefa fica fácil detectar se você sabe sobre o tema ou se está querendo enrolar.
A vantagem de um texto sucinto é que ele terá mais chance de ficar claro para quem o lê. Quem escreve muitas páginas corre o risco em errar ao repetir palavras e conceitos. Para fugir disso, leia bastante para enriquecer seu vocabulário.