Como fazer uma apresentaçao
Alguns princípios gerais de como fazer apresentações em computador
Ronaldo Barbosa
M.Cecilia W.G.Gandra
Resumo:
A elaboração de apresentações em computador é uma forma de autoria de material audio-visual simples e rápida e está à disposição de estudantes e educadores. Neste texto apresentamos alguns princípios básicos de organização visual que podem ser úteis na elaboração de apresentações mais interessantes
Bibliografia:
• CARNEIRO, C.D.R. Técnicas de uso de software para apresentações em aulas de Geociências, Documentos del X Simposio sobre la Ensenanza de las Ciencias de la Tierra. Palma de Mallorca, 1998. • LEHR, J. H. Let there be stoning! in Scientific Papers and Presentations. Davis, Martha (org.)., Arkansas: Academic Press,1996. • LINDSTROM, R. L. Guia Business Week para apresentações em multimidia. São Paulo: Editora Makron Books, 1995. • VAUGHAN, T. Multimidia na Prática. São Paulo: Editora Makron Books, 1994. • WOLFGRAM D. E. Criando em Multimidia. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
Introdução:
Se por um lado as escolas pressionam os educadores para que utilizem cada vez mais recursos audio-visuais em suas aulas, por outro, quase não há disponibilidade de material de apoio adequado.
As pessoas aprendem e retêm na memória 20% do que ouvem, 40% do que vêem e ouvem, 75 % das experiências em que ouvem, vêem e fazem (LINSTROM, 1995).
Esse dado, algo duvidoso (como é possível confiar numa medida desse tipo?) retirado de um livro sobre como fazer apresentações de negócios, chama a atenção para a importância de se buscar um envolvimento maior dos sentidos das pessoas, mesmo quando o objetivo é o de apenas transmitir uma mensagem.
No contexto escolar de hoje, onde se pretende que a aula seja menos uma palestra e mais um diálogo, o uso do computador pode condicionar novas oportunidades educacionais como a de permitir inversões temporárias de papéis entre educador e educando, por exemplo. No caso de