Como fazer um relatório
Um relatório é o conjunto da descrição da realização experimental, dos resultados nele obtidos, assim como das ideias associadas, de modo a constituir uma compilação completa e coerente de tudo o que diga respeito a esse trabalho. Quando se trata de um trabalho acadêmico, pode ser elaborado com referência a pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
Como escrever um relatório?
O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa. A clareza do raciocínio, característica do método científico, deverá transparecer na forma como o relatório é escrito.
Um relatório deverá ser conciso e coerente, incluindo a informação indispensável à compreensão do trabalho. A forma pela qual alguma informação pode ser apresentada
(tabelas, gráficos, ilustrações), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório.
Estrutura
A divisão metodológica de um relatório em várias seções ajuda à sua organização e escrita por parte dos autores e, de igual modo, permite ao leitor encontrar mais facilmente a informação que procura.
1. Título, autor e data
2. Objetivos
3. Introdução
4. Material e Métodos
5. Resultados
DECLARAÇÃO
Documento em que se procede a uma exposição clara de uma determinada situação ou fato. É elaborada por escrito e constitui prova de compromisso perante uma terceira pessoa ou entidade, pois o declarante compromete-se relativamente ao conteúdo da sua declaração.
ESTRUTURA:
ABERTURA: identificação da entidade declarante;
ENCADEAMENTO: identificação da pessoa que enuncia a declaração e do fim a que se destina;
FECHO: local, data e assinatura do declarante.
LINGUAGEM A UTILIZAR:
Utilização,