COMO FAZER ROMANEIO
Comprovado
Informativo Técnico – Divisão Osmose
•
A Ciência do CCA
Postes tratados com CCA (Arseniato de Cobre Cromatado) estão presentes em todos os tipos de solo e condições ambientais existentes no mundo, apresentando sempre os mesmos resultados: longa vida útil e confiabilidade.
O CCA é um preservativo obtido pela mistura de compostos de cobre, cromo e arsênio, elementos que ocorrem naturalmente na crosta e atmosfera terrestre e são empregados na forma de óxidos.
O cobre é um excelente fungicida em combinação com outros materiais. Por sua vez, o cromo tem um papel importante na fixação desses elementos químicos nas fibras da madeira. O arsênio pentavalente faz parte da composição do CCA em função de sua eficiência contra insetos xilófagos.
O arsênio pentavalente ocorre em traços como elemento, estando presente no solo, na água, em plantas, na maioria de tecidos de grande parte dos animais vivos, inclusive seres humanos.
Juntos, os elementos químicos do CCA garantem a durabilidade dos materiais tratados contra fungos e insetos.
•
Fixação impede a lixiviação
O CCA é extremamente resistente à lixiviação por permanecer fixo e estabilizado nas fibras da madeira. Esse preservativo é uma mistura de óxidos metálicos estáveis, que reage quimicamente com os açúcares da madeira, formando precipitados que permanecem insolúveis no interior das cavidades celulares. Tão logo esses precipitados tenham se fixado na madeira, o que ocorre no pátio da própria usina, eles não migram ou evaporam.
O CCA é injetado na madeira sob pressão. A rapidez da fixação depende de diversas variáveis, incluindo temperatura e espécie de madeira. Uma fixação acelerada pode ser obtida em questão de horas, por exemplo, com aplicação de vapor a 70 º C, posterior ao tratamento, durante uma hora.
•
Impacto ambiental
Quando comparado a outros materiais de construção, a madeira é uma escolha lógica e natural. O
CCA possibilita que a