Como fazer resenha
1- APRESENTAR O LIVRO:
PASSO 1) INFORMAR O TÓPICO GERAL DO CONTEÚDO QUE IRÁ SER RESENHADO: a) Nome do livro/ artigo/ ensaio/ capítulo, etc.; b)nome do autor; c) falar da ideia geral do livro/ artigo/ ensaio/capítulo, etc.
EXEMPLO:
“Em Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio, Luiz Percival Leme Britto nos provoca a uma expressiva reflexão acerca da leitura. Segundo o autor, o título do livro por si só declara, de antemão, seu incômodo para com as formas que se dão as interpretações, em sua maioria superficiais, no que diz respeito a “definição dos objetos de ensino” (BRITTO, 2012, p.12) bem como a “compreensão do que seja língua, escrita e leitura”1.”
PASSO 2) DEFINIR O PÚBLICO:
a) Dizer para qual público a obra é destinada.
EXEMPLO:
“As considerações propostas pelo escritor são um convite aos alunos, professores, escritores e aos demais interessados que se propõe a agir e refletir politicamente.”
PASSO 3) DAR REFERÊNCIAS SOBRE O AUTOR:
a) Referências profissionais, somente. Salvo em casos nos quais a vida pessoal apresenta-se relevante para contextualização da obra.
b) Referências sobre o autor procuram dar credibilidade à obra resenhada.
c) Referências relevantes: Qual a formação do autor, qual o nível de formação (especialista, mestre, doutor), qual a experiência do autor na área. Tais informações encontram-se disponíveis na internet (plataforma lattes, Wikipédia, blogs, etc).
EXEMPLO:
“As reflexões tecidas por Luiz Percival Leme Britto são notavelmente procedentes em razão de que o autor atua no campo da educação e linguagem há mais de vinte anos. Possui mestrado (1988) e doutorado (1997) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, atuando como pesquisador e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA na qual coordena o grupo de pesquisa LELIT – Literatura Infantil e Escola.”
2- DESCRIÇÃO DA OBRA
PASSO 5) DAR UMA VISÃO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DA OBRA
a) Falar