Como fazer citação
Regras gerais
• TODA citação deve ser referenciada;
• As citações podem ser diretas ou indiretas, ter as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título, de acordo com a entrada na referência;
• Quando incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
Citações diretas
É a transcrição fiel da grafia, redação e pontuação do documento consultado. Deve sempre vir entre aspas, indicando-se a página consultada.
Ex.: Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.”
Ex.: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]’’ (DERRIDA, 1967, p. 293).
- Citações direta até três linhas: deverá ser inserida no próprio parágrafo.
Ex.: "[...] determinadas inversões que são fixas para a comunidade se transformam em líquidas para o indivíduo" (KEYNES, 1977, p. 148). - Citações direta com mais de três linhas: deverá vir destacada do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo menor que a do texto e sem aspas.
Ex.: Com o objetivo de verificar os efeitos isolados e conjuntos da extirpação da gema apical e da remoção periódica de botões florais em algodoeiro herbáceo, Beltrão et al. (1990, p. 1.052) concluíram que: [...] a eliminação de gema apical aos 50 dias da emergência das plantas não afeta a produtividade da cultura, porém, em ano com irregularidade de chuvas, pode aumentar a precocidade e, independentemente das condições de cultivo, reduzir a altura das plantas.
Citações indiretas
É uma citação livre, porém fiel ao sentido do texto original. Não necessita de aspas, mas deve-se mencionar a fonte de onde foi extraída:
Ex.: Conforme Lobato (1985), as observações existentes no Estado do Rio Grande do Sul ...
Ex.: A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928