COMO ESTÁ O ARROIO DILÚVIO? TEM CHANCE? QUAIS SÃO OS PROBLEMAS A SEREM ENFRENTADOS?
RESUMO Este artigo tem por objetivo tratar da atual situação do Arroio Dilúvio em Porto Alegre, dando algumas informações básicas sobre essa bacia, informando a sua situação atual, assim como os problemas que apresenta e se há chances e métodos para reverter a sua poluição. A metodologia utilizada foi a pesquisa na internet, preferencialmente, em sites de jornais, site da prefeitura de Porto Alegre e alguns arquivos pdf da UFRGS e da PUCRS sobre assuntos referentes ao Arroio Dilúvio. Palavras-chave: Arroio Dilúvio. Porto Alegre. Poluição.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por finalidade apresentar informações sobre a bacia do Arroio Dilúvio, que banha as cidades de Viamão e Porto Alegre, e que possui péssima qualidade de água devido a poluição existente, por falta de saneamento adequado e mistura das redes pluviais e cloacais em muitos lugares, assim como o descarte inadequado de resíduos, entre outros aspectos que contribuem para a sua depredação. Apesar de esses problemas existirem, há métodos de reverter à situação, mas a preços muito altos. Há também um programa para a revitalização do Dilúvio que tem como fundadores a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), prefeitura de Porto Alegre e prefeitura de Viamão e que tem por objetivo seguir os moldes do arroio Cheong Gye Cheon, em Seul, na Coréia do Sul que foi totalmente despoluído e o seu entorno foi transformado em área pública para o lazer da população. Escolhi o tema sobre o Arroio Dilúvio, pois dentre os temas propostos foi o que mais me interessei e a sua notável poluição é algo que me preocupa, deste modo, queria aprofundar meus conhecimentos nesse assunto.
DESENVOLVIMENTO
O Arroio Dilúvio possui este nome, pois há alguns anos atrás, em períodos de chuvas fortes, alguns bairros como Menino Deus, Azenha, Santana e Cidade